10 estádios europeus de tirar a respiração

Dentro de todas as obras-primas da arquitetura poderão existir edifícios com utilizações diversas. Um estádio de futebol é visto como uma obra que deverá ser prática, mas há verdadeiros exemplares de estádios que primam não só pelo uso que lhes é dado, mas também pelo seu bom aspeto que convida a fotografias e orgulho por parte dos adeptos do clube que reside em cada um destes estádios. Fique então a conhecer 10 estádios europeus de tirar a respiração, para que, na sua próxima viagem europeia, mesmo que não vá ver “a bola”, passe por um destes edifícios e tire uma fotografia digna de guardar na memória.

1. Estádio Millenium

O Estádio Millenium situa-se em Cardiff, no país de Gales, à beira do rio Taff, que é um ícone da arquitetura de Gales. Este estádio foi inaugurado em 1999 e é a casa da seleção nacional de Gales. Durante as obras de reconstrução do estádio de Wembley, este estádio recebeu grandes jogos da Premier League.

2. Estádio Camp Nou

O Camp Nou dispensa apresentações. É um dos estádios com maior lotação da Europa e é a casa do FC Barcelona. Construído pelos arquitetos Foster & Partners, esta obra colossal alberga perto de 100 mil adeptos de futebol e é um espaço cheio de cor e luz. É, sem dúvida, uma obra bem pensada que agrada imenso a todos os fãs do futebol.

3. Estádio Nacional de Varsóvia

O Estádio Nacional de Varsóvia, como o próprio nome indica, está localizado em Varsóvia, Polónia e tem capacidade para albergar cerca de 60 mil pessoas. Ele foi inaugurado em 2012, no jogo inaugural do Campeonato da Europa de 2012 e é lá que joga a seleção nacional da Polónia.

4. Estádio Olímpico de Kiev

O Estádio Olímpico de Kiev situa-se na Ucrânia e é a casa da seleção nacional da Ucrânia e do Dínamo de Kiev. Ele foi construído em 1923, contudo foi renovado em 2011. Consegue receber mais de 65 000 pessoas e recebeu o jogo final do Campeonato Europeu de 2012.

5. Donbass Arena

Também na Ucrânia, mas em Donetsk, situa-se o colorido Donbass Arena, cuja capacidade é de cerca de 51 000 pessoas. Foi inaugurado em 2009 e é a casa do Shakhtar Donetsk.

6. Allianz Arena

Casa do Bayern de Munique, o Allianz Arena é um estádio a relembrar. Foi desenhado por uma firma de arquitetos de renome mundial, Herzog & de Meuron e é feito de imensas placas de plástico que fazem dele um edifício exemplar e um marco da cidade de Munique.

7. Estádio Santiago Bernabéu

O Estádio Santiago Bernabéu é a casa de um dos clubes mais populares do mundo: o Real Madrid CF. Ele foi projetado por Luis Alemany Soler e Manuel Muñoz Monasterio e trata-se da renovação do estádio previamente existente, Estádio Chamartín, cuja primeira pedra foi colocada a 27 de outubro de 1944.

8. Estádio Olímpico de Londres

O Estádio Olímpico de Londres, também conhecido como London Bowl, foi alvo de muitos anseios para receber os Jogos Olímpicos de 2012. É um estádio incrivelmente belo que foi inaugurado em maio de 2012. Ele tem capacidade para 60 mil pessoas e nos Jogos Olímpicos chegou a albergar cerca de 80 mil adeptos.

9. Estádio Municipal de Braga

O Estádio Municipal de Braga, também conhecido como estádio da Pedreira, está situado em Braga, Portugal. Trata-se de uma obra de arte extraordinária que foi projetada pelo arquiteto Eduardo Souto Moura e pelo engenheiro Rui Furtado. É um estádio invulgar com capacidade para albergar cerca de 30 mil pessoas e destaca-se por estar junto a uma pedreira.

10. Juventus Arena

A Juventus Arena é a casa do colosso italiano Juventus FC e está situada em Turim, Itália. Este estádio foi inaugurado em 2011, teve um custo de aproximadamente 100 milhões de euros e consegue albergar mais de 40 mil espetadores.

Estes são apenas alguns dos estádios europeus capazes de tirar a respiração de qualquer um. Há outros estádios igualmente belos e extraordinários e todos eles têm o condão de encher de orgulho os adeptos dos clubes que lá jogam, mas também de todos os apaixonados do futebol em geral.

 

Imagens: 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10
A sua votação: