Os 10 maiores clássicos do futebol europeu

Estádio futebol

Na Europa, existem alguns jogos de futebol que são vividos de uma maneira muito especial: os clássicos. Tratam-se de jogos extraordinários que os adeptos, jogadores, treinadores e dirigentes querem ganhar de modo a escrevem uma nova página de sucesso na história do clube. Conheça os 10 maiores clássicos do futebol europeu e saiba porque é que eles são tão apreciados e populares.

1. O clássico escocês

Este é um jogo com mais de 128 anos de história e é considerado como o clássico dos clássicos do futebol mundial. Ele opõe duas equipas da cidade de Glasgow, na Escócia, nomeadamente o Celtic Football Club e o Rangers Football Club, num duelo conhecido como “The Old Firm”. A grande rivalidade entre estes dois clubes assenta na religião: o Rangers foi fundado por quatro protestantes em 1872, ao passo que o Celtic foi fundado por um padre católico irlandês em 1887. O episódio mais dramático desde clássico aconteceu em 1931, quando o guarda-redes do Celtic, John Thomson, morreu acidentalmente.

2. O clássico romano

O clássico romano é um jogo que coloca frente a frente duas equipas da capital italiana: a Società Sportiva Lazio e a Associazione Sportiva Roma, num confronto conhecido como o “Derby della capitale”. A grande rivalidade destes dois clubes nasce devido a questões políticas. Depois da fundação da Roma (1927), o ditador Benito Mussolini assumiu publicamente ser adepto da Lazio. Além do apoio do ditador, o clube mais velho da cidade tinha o apoio dos nacionalistas, ao passo que a Roma tinha o apoio dos socialistas.

3. O clássico turco

O clássico turco tem mais de 100 anos de história e opõe duas equipas da cidade de Istambul: o Galatasaray Sports Club e Fenerbahçe Sports Club. A cidade de Istambul encontra-se dividida pelo Estreito de Bósforo que faz a separação entre a parte europeia, reservada à aristocracia e onde se encontra o Galatasaray, e a parte asiática, onde ficam os “plebeus”, local do Fenerbahçe. Por esta razão, o confronto entre os dois clubes é conhecido como o “Derby Intercontinental”. A rivalidade é tanta que na zona do Fenerbahçe, os restaurantes McDonalds tiveram que adotar as cores do clube, o amarelo e preto, em vez das originais, amarelo e vermelho, por serem as cores do Galatasaray.

4. O clássico do Vale do Ruhr

O clássico do Vale do Ruhr é o confronto entre as maiores equipas do Estado da Renânia do Norte, na Alemanha. Este desafio opõe o Borussia de Dortmund, da cidade de Dortmund e o FC Schalke 04, de Gelsenkirchen. Este jogo tornou-se especial depois da primeira grande conquista do Borussia, em 1947, frente ao Schalke, na final da Taça da Vestefália, dando origem ao famoso clássico do Vale do Ruhr. A rivalidade remonta ao tempo da criação do Borussia de Dortmund, que foi fundado por católicos numa zona tradicionalmente protestante. Essa rivalidade perdura até ao presente e é de tal forma que os habitantes dos clubes rivais consideram a cidade do adversário como “cidade proibida”.

5. O clássico espanhol

O clássico espanhol é o confronto das duas maiores cidades do país, Barcelona e Madrid, que opõe, respetivamente, o Futebol Club Barcelona e o Real Madrid Futebol Club. Trata-se do jogo grande de Espanha, um dos mais procurados nas casas de apostas desportivas e é conhecido como “El clássico”. Independentemente do momento de forma de cada equipa, este clássico é sempre de resultado imprevisível. Este clássico viu a sua rivalidade subir depois da ditadura Franquista. Aos poucos, a língua catalã virou símbolo para os habitantes de Barcelona (Catalunha) que eram contra a ditadura, enquanto que os habitantes de Madrid (Castela), assim como o maior clube da cidade, Real Madrid, estavam ligados aos poderosos do regime.

6. O clássico grego

O clássico grego é o confronto entre as duas e mais tituladas equipas da Grécia, isto é, o Olympiakos FC da cidade de Pireu e o Panathinaikos FC da capital Atenas. A rivalidade entre eles tem origem nas diferenças entre as classes sociais pertencentes aos dois clubes. O clube da cidade de Pireu, é a equipa com apoiantes da classe operária, enquanto que o clube da capital é ligado às elites. O clássico é conhecido como o “Derby dos eternos inimigos”.

7. O clássico sérvio

O clássico sérvio é disputado entre duas equipas da cidade de Belgrado, o Estrela Vermelha FC e o Partizan FC, num confronto conhecido como o “Eterno clássico”. Os dois clubes sérvios foram fundados depois da II Guerra Mundial e a sua grande rivalidade deriva dos seus fundadores. O Estrela Vermelha começou com um grupo de universitários que eram defensores da velha união, ao passo que o Partizan desenvolveu-se como o clube do exército.

8. O clássico milanês

O clássico milanês opõe as duas maiores equipas da cidade de Milão, em Itália. Este desafio coloca frente a frente o AC Milan, fundado em 1889, e o FC Internazionale Milano, fundado em 1908. A rivalidade entre os clubes e a origem do Inter de Milão estão intimamente ligados. Alguns membros da direção do clube mais velho entraram em desacordo pelo facto de quererem contratar jogadores estrangeiros. Decidiram fundar um novo clube com o objetivo de o tornar competitivo e derrotar a outra equipa de Milão, nascendo, assim, o Inter de Milão e o clássico que ficou conhecido como o “Derby della Madonnina”.

9. O clássico de Liverpool

O clássico de Liverpool opõe as duas grandes equipas da cidade de Liverpool, em Inglaterra, isto é, o Everton FC e o Liverpool FC. Este clássico é conhecido como o “Merseyside derby”, uma vez que a cidade de Liverpool é banhada pelo rio Mersey. Este desafio é tradicionalmente conhecido pelo “clássico amigável”, dado que muitas famílias de Liverpool são constituídas por adeptos dos dois clubes.

10. O clássico português

O clássico português é o confronto das duas grandes equipas das duas maiores cidades de Portugal: Lisboa, capital do país, e Porto, a grande cidade do norte. Este jogo opõe o Sport Lisboa e Benfica, fundado em 1904, e o Futebol Clube do Porto, fundado em 1893. A competição entre os dois clubes resulta, essencialmente, das rivalidades geográficas entre o norte e o sul do país. O SL Benfica teve a hegemonia do futebol português nas décadas de 60 e de 70 e o FC Porto tornou-se mais forte a partir dos anos 80, conquistando títulos europeus e iniciando a sua era de ouro. Estes fatores tornaram a rivalidade entre os dois clubes mais forte e intensa, dado que ambos têm a ambição de serem considerados como o melhor clube português.

A sua votação: