As 7 contratações mais caras de sempre realizadas pelo Benfica

Assim que o mercado de transferências se inicia, começa a efervescência de rumores e de negociações entre os grandes clubes do futebol mundial. Atento a esta situação, o Sport Lisboa e Benfica procurou marcar uma forte posição internacional através da sua política de contratações. Confira a lista das 7 contratações mais dispendiosas de sempre dos encarnados.

1. Salvio - 13,5 milhões de euros

A 1 de agosto de 2012, o médio argentino Eduardo Salvio adquire o estatuto de contratação mais cara de sempre dos encarnados, tendo custado um total de 13,5 milhões de euros aos cofres do Benfica. Curiosamente, a aquisição do jogador não se traduziu na primeira passagem pelo clube da Luz (2010/11) - aí só adquiriu 20% do passe do jogador por 2,5 milhões de euros, mas apenas num regresso posterior (2012/13), onde adquiriu os restantes 80% dos direitos desportivos do atleta. Desde então, o internacional argentino já realizou mais de uma centena de jogos e apontou mais de duas dezenas de golos pelo clube das águias. Infelizmente, enfrentou em diversas ocasiões paragens prolongadas por motivos de lesão, tendo sido operado mais do que uma vez ao joelho.

2. Simão - 13 milhões de euros

Em 2003, o Benfica desembolsou 13 milhões de euros ao Barcelona para poder contar com o extremo português no seu plantel. Posteriormente, vendeu-o por 20 milhões de euros ao Atlético de Madrid, encaixando um lucro total de 7 milhões de euros. Nos seis anos que atuou com a camisola dos encarnados, Simão Sabrosa foi um dos jogadores mais populares e acarinhados pela massa associativa, tendo inclusive sido nomeado capitão de equipa.

3. Cardozo - 11,6 milhões de euros

O atacante paraguaio chegou à Luz no verão de 2007 a troco de 9,1 milhões por 80% do passe do jogador. Mais tarde, os encarnados adquiriram os restantes 20% por 2,5 milhões, num total de 11, 6 milhões. Apesar de ser um dos maiores goleadores de todos os tempos - foi o melhor marcador estrangeiro com a camisola dos encarnados, o percurso e desempenho de Tacuara Cardozo de águia ao peito deixou um pouco a desejar face ao montante investido. Em 2014, foi vendido ao Trabzonspor pela módica quantia de 5 milhões de euros.

4. Markovic - 10 milhões de euros

Em 2013, o Benfica chegou a acordo com o Partizan de Belgrado sobre a transferência do internacional sérvio Markovic, de apenas 19 anos de idade. Na altura, considerou-se que seria um jogador com enorme margem de progressão e que estaria bem entregue às mãos do treinador Jorge Jesus. Não desiludiu, realizou uma época de estreia incrível ao serviço das águias e sagrou-se campeão nacional na época de 2013/2014. A julho de 2014 foi contratado pelo Liverpool por 25 milhões de euros. Atualmente, correm rumores sobre o seu possível regresso à Luz, estando os encarnados a negociar um eventual empréstimo.

5. Samaris - 10 milhões de euros

Transferido do Olympiacos, o médio grego chega a Lisboa em agosto de 2014 pelo valor de 10 milhões de euros. A meio da época seguinte, Jorge Jesus afirmou que o bom momento da equipa (que acabaria por se sagrar campeã nacional) se devia ao crescimento de jogadores como Samaris, que evidenciavam uma excelente adaptação às exigências da equipa.

6. Roberto - 8,5 milhões de euros

A junho de 2010, o Benfica e o Atlético de Madrid chegaram a acordo para a transferência do guarda-redes Roberto por um valor de 8,5 milhões de euros. Esteve apenas um ano ao serviço dos encarnados, tendo a sua fraca performance sido considerada, por alguns, decisiva para a má época dos encarnados nessa temporada.

7. Gaitán - 8,4 milhões de euros

Em 2010, o Boca Juniors cedeu o médio atacante argentino Nicolás Gaitán por 8,4 milhões de euros. O jogador chegou à luz com a tarefa ingrata de substituir Ángel Di María que havia sido vendido ao Real Madrid depois de ter feito uma época estupenda. Não obstante, rapidamente se integrou na equipa das águias e demonstrou desempenhar um papel importante nas vitórias conseguidas. Em novembro de 2014, estendeu o seu contrato com o Benfica até 2018.

Fontes imagens: 1,2,3,4,5,6,7
A sua votação: