7 jogos a não perder nos dezasseis avos de final da Liga Europa 2014/2015

Liga Europa Jogo Borussia Dortmund - FC Sevilla

Nos dezasseis avos de final da Liga Europa 2014/2015 existem, de facto, alguns duelos que poderão suscitar emoções fortes no que diz respeito ao futebol praticado, mas também em relação aos apurados para a fase seguinte. Assim sendo, dos 16 jogos desta fase destacam-se os 7 seguintes:

1. VFL Wolfsburg (Alemanha) – Sporting Clube de Portugal (Portugal)

Encontram-se nesta eliminatória o segundo classificado da Bundesliga, liga alemã, e o terceiro classificado da liga portuguesa. As equipas são bem organizadas defensivamente e têm um forte pendor atacante, o que significa que serão dois bons jogos. Muitos afirmam que se poderia tratar de uma eliminatória da Liga dos Campeões, dada a qualidade das duas equipas.

2. PSV Eindhoven (Holanda) – Zenit de São Petersburgo (Rússia)

Este jogo também se encontra em destaque nesta eliminatória, uma vez que coloca frente-a-frente duas das equipas mais poderosas da Europa. De um lado a equipa russa - Zenit - que nos últimos anos tem aparecido na elite do futebol europeu, fruto de um grande investimento em jogadores internacionais de grandes seleções; do outro lado uma equipa com fortes pergaminhos no futebol europeu, como é o caso do PSV Eindhoven. Esta última, além de constituir uma das melhores equipas holandesas atuais, também já teve oportunidade de vencer, entre outras competições, a antiga Taça dos Clubes Campeões Europeus.

3. Roma (Itália) – Feyenoord (Holanda)

São duas equipas com futebol atrativo que ocupam boas classificações nas ligas dos seus países, como é o caso da Roma, que disputa o título italiano com a Juventus; e o Feyenoord que ocupa um honroso terceiro lugar na liga holandesa. Os italianos tenderão a ser um pouco mais pragmáticos e favoritos para esta eliminatória, uma vez que são vistos como uma das equipas mais fortes e favoritas à conquista da prova. Os holandeses, por seu lado, contam com o virtuosismo e irreverência dos seus jogadores oriundos da formação, prometendo constituir uma verdadeira ameaça para a equipa italiana.

4. Sevilha (Espanha) – Borussia de Mönchengladbach (Alemanha)

O Sevilha, atual detentor da Liga Europa, enfrenta uma equipa que ocupa atualmente um quarto lugar na sempre difícil Bundesliga alemã: o B. Mönchengladbach.  Dessa forma, estão reunidos todos os predicados para uma eliminatória muito disputada e equilibrada, com incerteza até ao final. São, sem dúvida, duas equipas que disputam ligas extremamente competitivas e à conta disso preparadas para tudo.

5. Tottenham (Inglaterra) – Fiorentina (Itália)

Apesar de não ocuparem uma posição de destaque nos respetivos campeonatos nacionais, estas duas equipas têm a capacidade de nos darem um espetáculo de futebol de sonho. São duas escolas de futebol bem diferentes: a escola ofensiva inglesa do Tottenham e a escola defensiva italiana da Fiorentina. Ambas quererão vencer e seguir em frente na prova e só por isso já será uma eliminatória imperdível.

6. Liverpool (Inglaterra) – Besiktas (Turquia)

Outra das equipas que reúne algum favoritismo nas principais casas de apostas em vencer a prova é o Liverpool. Por outro lado, o Besiktas ainda tem uma palavra a dizer nesta eliminatória. Os ingleses partem como favoritos, mas os turcos são sempre perigosos, especialmente em casa com o apoio dos seus adeptos fanáticos. Prevê-se um espetáculo extraordinário e intenso!

7. Celtic de Glasgow (Escócia) – Inter de Milão (Itália)

Esta eliminatória colocará frente-a-frente duas equipas que, pelo seu passado, já foram colossos no futebol europeu: o Celtic de Glasgow e o Inter de Milão. Ambas têm argumentos suficientes para seguir em frente na competição e ambas querem, desesperadamente, voltar a ser um dos clubes de referência no continente europeu.

A sua votação: