As seleções vencedoras em fases finais do Euro

O Campeonato da Europa de Futebol, vulgarmente conhecido como Euro, foi instituído pela UEFA (União das Federações Europeias de Futebol) em 1960 e, desde então, tem vindo a ser realizado ininterruptamente a cada quatro anos. Trata-se de uma das competições internacionais mais importantes na história do futebol mundial, que já coroou várias seleções europeias distintas. Saiba quais foram as principais vencedoras em fases finais do Euro e faça as suas apostas para acertar na próxima seleção a levantar o troféu.

Euro 2008 – Espanha

Euro 2008 – Espanha

O Euro 2008 foi disputado na Áustria e na Suíça e coroou a Espanha, pela segunda vez na sua história, como campeã europeia de seleções. A seleção espanhola disputou a final com a seleção alemã e venceu por uma bola a zero, fruto do golo solitário de Fernando Torres.

Euro 2004 – Grécia

Euro 2004 – Grécia

O Euro 2004 foi realizado em Portugal e consagrou a seleção da Grécia, pela primeira vez na sua história, como vencedora da competição. A final foi disputada no Estádio da Luz, em Lisboa, e opôs a seleção da Grécia, a grande surpresa do torneio, à seleção de Portugal. O favoritismo estava todo do lado de Portugal, mas foi a Grécia que ganhou, graças a um golo solitário de Angelos Charisteas.

Euro 2000 – França

Euro 2000 – França

A edição do Euro 2000 foi realizada na Bélgica e na Holanda e mostrou a França, pela segunda vez no seu historial, a levantar o troféu de campeã europeia de seleções. A final foi discutida em Roterdão e opôs a seleção da França à seleção da Itália. O jogo terminou empatado a uma bola mas, no prolongamento, graças ao “golo de ouro”, o avançado David Trezeguet fez o golo que decidiu o Europeu a favor dos gauleses.

Euro 1996 – Alemanha

Euro 1996 – Alemanha

O Euro 1996 foi disputado em terras de Sua Majestade, isto é, em Inglaterra e consagrou a seleção da Alemanha, pela terceira vez, como campeã europeia de seleções. O jogo da final foi realizado no estádio de Wembley e colocou frente-a-frente a seleção da Alemanha e a seleção da República Checa. O jogo chegou ao fim dos 90 minutos empatado (1-1), e no prolongamento, graças ao sistema de “golo de ouro”, o avançado alemão Olivier Bierhoff marcou o golo que permitiu aos alemães levarem o troféu para casa.

Euro 1992 – Dinamarca

Euro 1992 – Dinamarca

O Campeonato da Europa de 1992 foi disputado na Suécia e elegeu a Dinamarca, pela primeira vez na sua história, como campeã europeia de seleções. A seleção dinamarquesa, provavelmente uma das menos cotadas da competição, chegou surpreendentemente à final do torneio e bateu a seleção alemã por duas bolas a zero, gravando o seu nome na galeria dos vencedores.

Euro 1988 – Holanda

Euro 1988 – Holanda

O Euro 1988 teve lugar na República Federal da Alemanha e premiou a seleção da Holanda, pela primeira vez, como campeã europeia de seleções. O jogo da final disputou-se em Munique e a seleção da Holanda levou por vencida a seleção da União Soviética por duas bolas a zero. O segundo golo dos holandeses, marcado pelo avançado Marco Van Basten, foi um dos melhores momentos jamais vistos nos Campeonatos da Europa de Futebol e coroou uma campanha excecional da “laranja mecânica”.

Euro 1984 – França

Euro 1984 – França

O Euro 1984 foi realizado em França e consagrou a seleção da casa, pela primeira vez na sua história, como campeã europeia. A final foi discutida entre a seleção da França e a seleção da Espanha e os gauleses venceram por duas bolas a zero.

Euro 1980 – República Federal da Alemanha

Euro 1980 – República Federal da Alemanha

O Campeonato Europeu de 1980 realizou-se em Itália e galardoou a República Federal da Alemanha como campeã europeia. Esta foi a segunda prova europeia conquistada pela seleção da República Federal da Alemanha que bateu, na final, a seleção da Bélgica por duas bolas a uma.

Euro 1976 – Checoslováquia

Euro 1980 – República Federal da Alemanha

O Euro 1976 foi disputado na Jugoslávia e mostrou a Checoslováquia como campeã europeia de seleções. A final da competição opôs a seleção da Checoslováquia à seleção da República Federal da Alemanha, numa partida que terminou empatada a duas bolas. Nos penáltis, a Checoslováquia venceu a Alemanha por cinco bolas a três, destacando-se o último penálti apontado por Antonín Panenka para o centro da baliza.

Euro 1972 – República Federal da Alemanha

Euro 1972 – República Federal da Alemanha

O Euro 1972 foi realizado na Bélgica e consagrou a República Federal da Alemanha como campeã europeia de seleções. Na final, a seleção bávara derrotou a seleção da União Soviética por três bolas a zero e levou para casa o seu primeiro troféu de seleções a ser conquistado na Europa.

Euro 1968 – Itália

Euro 1968 – Itália

O Campeonato da Europa de 1968 realizou-se em Itália e exibiu a seleção da casa a erguer o troféu de campeã europeia. A final foi disputada no Estádio Olímpico de Roma e colocou frente-a-frente a seleção da Itália e a seleção da Jugoslávia. A seleção transalpina, como é conhecida a seleção italiana, venceu a sua congénere jugoslava por duas bolas a zero e conquistou, pela primeira vez na sua história, o título de campeã europeia.

Euro 1964 – Espanha

Euro 1964 – Espanha

O Euro 1964 realizou-se em Espanha e consagrou a seleção espanhola como vencedora da competição. Na final, a seleção da Espanha venceu a seleção da União Soviética por duas bolas a uma e conquistou, pela primeira vez no seu historial, o título de campeã europeia.

Euro 1960 – União Soviética

Euro 1960 – União Soviética

O primeiro Campeonato da Europa de Futebol de sempre foi realizado na França e premiou a seleção da União Soviética como vencedora da competição. Na final, a seleção soviética venceu por duas bolas a uma, após prolongamento, a seleção jugoslava e levou consigo o troféu para casa.

Ainda se recorda de alguns jogos ou de alguns golos que foram marcados nestes campeonatos europeus? Existe algum momento que o marcou especialmente e que gostasse de destacar? Na sua opinião, quem será a próxima seleção nacional a vencer o Euro 2012? Diga-nos as suas opiniões e escolha a sua seleção nacional preferida.

A sua votação: